• Home Petros atualiza estatuto para reforçar governança

Na mídia

Petros atualiza estatuto para reforçar governança

12 / 09 / 2018

Por Silvia Rosa
Fonte: Valor Econômico

A Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, está atualizando seu estatuto para reforçar a governança. Segundo Walter Mendes, presidente da fundação, a atualização deve ser enviada para apreciação do conselho ainda em setembro. O processo é acompanhado pelo escritório de advocacia Campos Mello.

O presidente da Petros afirmou que já foram produzidos relatórios sobre irregularidades apuradas em investimentos da fundação. Os relatórios foram encaminhados para o Ministério Público e para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Mendes lembra que a Petros fez uma apuração interna sobre irregularidades no fundo, como no caso do investimento em participação na Itaúsa, holding de investimentos do Itaú, em 2010. A Petros acusa os antigos dirigentes de terem descumprido normas e faltado com dever de diligência na operação de compra dessa fatia da Itaúsa. Segundo a Petros, a transação causou prejuízo de mais de R$ 500 milhões à fundação. “Mas temos que ter cuidado com esses processos. Temos que ter indícios claros [de irregularidades] e não temos todos os instrumentos para fazer a coleta de provas”, diz.

O presidente da Petros afirmou ainda que a criação de um novo plano de contribuição definida (CD) depende da Petrobras.O plano ainda precisa ser aprovado pela Previc. A ideia é fazer a migração dos participantes dos planos de benefício definido (BD) para o CD. O antigo plano BD, o PPSP, foi dividido em abril em dois outros planos o PPSP R e o PPSP NR. O  primeiro reúne os participantes que aceitaram a repactuação sobre a mudança cálculo para a correção do pagamento dos benefícios.

A repórter viajou a convite da Abrapp

Para mais informações, entre em contato com:

Equipe CMA – Societária

Fabiano Gallo
Sócio
T: +55 11 3077 3574
E: fabiano.gallo@cmalaw.com

Camila Cavour
Advogada
T: +55 21 3262 2039
E: camila.muniz@cmalaw.com

Carolina de Lamare
Advogada
T: +55 21 2217-2059
E: carolina.lamare@cmalaw.com

Rafaella Chiachio
Advogada
T: +55 11 3077 3529
E: rafaella.chiachio@cmalaw.com