Energia e Recursos Naturais (Petróleo e Gás Natural, Energia elétrica, Mineração)
Arthur Mello de Vasconcellos é advogado pleno do Campos Mello Advogados, atuando no escritório do Rio de Janeiro. Sua prática concentra-se nas áreas de Contratos Comerciais, Regulatório e Societário, com foco em clientes dos setores de energia e recursos naturais.
Possui experiência de nove anos trabalhando diretamente com Paulo Valois, assessorando clientes em projetos estratégicos do setor de Petróleo e Gás. Participou de operações relevantes, como a aquisição da Transportadora Associada de Gás (TAG) pela Engie e a aquisição da Chevron Brasil Petróleo, que detinha participação de 37,5% no campo de Papa-Terra, pela canadense MTI Energy.
Iniciou sua carreira no Campos Mello Advogados como estagiário das áreas de Infraestrutura, Energia e Societário. Posteriormente, atuou como advogado no escritório Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel Advogados, nas áreas de Societário, Contratos, Infraestrutura e Regulatório, com foco em Petróleo e Gás. Tem experiência em transações internacionais envolvendo players e equipes jurídicas nos Estados Unidos, Canadá, França, China e Países Baixos.
Credenciais – Educação
- Bacharelado em Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2018
Admissões
Idiomas
- Português, Inglês, Francês, Espanhol
- Arthur Vinicius R. Welcman
- Cargo: Associado
Áreas de Prática: Contencioso, Arbitragem e Mediação
Setores: Energia e Infraestrutura
LinkedIn: E-mail: Cidade e telefone: Rio de Janeiro
- Biografia:
Arthur Vinícius Ribeiro Welcman é advogado júnior do Campos Mello Advogados, atuando no escritório do Rio de Janeiro. Sua prática concentra-se nas áreas de Contencioso Cível, Mediação e Arbitragem, com foco em clientes dos setores de energia e infraestrutura.
- Participa de demandas judiciais, arbitrais e administrativas de alta complexidade, com experiência recorrente em litígios contratuais e empresariais. Iniciou sua carreira em um escritório boutique especializado em contencioso cível e arbitragem, com foco no mercado financeiro e ambiental. Posteriormente, atuou como advogado na área de contencioso bancário, além de lidar com casos envolvendo energia e recursos renováveis.
Reconhecimentos
- Distinção acadêmica magna cum laude pela conclusão do curso de Direito com Coeficiente de Rendimento Acumulado superior a 9,0.
- Monitor de graduação na disciplina de Direitos Reais, sob a orientação do Professor Guilherme Magalhães Martins.
Credenciais – Educação
- Bacharelado em Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2024.
Admissões
Associações Profissionais
- Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), desde setembro de 2025.
- Publicações:
- Compreender o(a) Cônjuge/Companheiro(a) como herdeiro facultativo é inconstitucional à luz de uma perspectiva de gênero? — Revista Justiça e Cidadania, Edição nº 299, Ano 26 (julho/2025). Link.
- O sistema de precedentes brasileiro: entre a uniformização da jurisprudência e a desuniformização normativa. .
- Palestras:
- Palestrante no evento “A Uniformização da Jurisprudência à luz da EC/45”, realizado no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ) em 21/05/2025, com participação dos professores Felippe Borring Rocha e Humberto Dalla Bernardina de Pinho.
Idiomas