A relevância da indústria de cannabis 7 jan 2022

A relevância da indústria de cannabis

Por: Bruna B. Rocha

“A cannabis continua sendo uma substância controlada na maioria das jurisdições, então esta pesada carga regulatória usualmente vista sobre o tema não é uma prerrogativa do Brasil. É inegável, contudo, que a disseminação do entendimento sobre a relevância e demanda por medicamentos à base de cannabis, produtos à base de cannabis para fins terapêuticos e de bem-estar e seus derivados caminham a passos largos.

O potencial transformador do que está emergindo, somado a como os governos a consideram para fins de saúde pública e concessão de benefícios fiscais, vai muito além do simples cultivo e comercialização da planta. A cannabis promete reinventar o status quo de vários setores – de alimentos, bebidas e cosméticos à indústria têxtil e construção civil –, remodelando mercados.

O potencial é bilionário.

A falta de harmonização regulamentar ainda é um dos maiores entraves ao potencial econõmico desta indústria. Temos visto inúmeras correntes divergentes se materializando entre os estudiosos do assunto à partir de uma fragmentada regulamentação, ainda que em rápida evolução, em todo o mundo. Incertezas e lacunas de produtos e serviços estão aparecendo à medida que as forças da inovação e da ruptura ideológica se chocam com os diferentes níveis de maturidade das regulamentações.

Ainda assim, no Brasil, diversas big pharmas e venture capital já olham ativamente para este mercado em crescimento, lançando mão, inclusive, de operações comerciais ou societárias como forma rápida e eficaz de remodelagem e expansão dos seus mercados. Isto porque uma coisa é certa: operadores e investidores no setor de Life Sciences & Healthcare no Brasil, bem como agribusiness, já não podem mais ignorar esta indústria, que nasce preparada para um crescimento a médio prazo no país num patamar 5x acima da média global, conforme estudos amplamente difundidos.

O CMA é um escritório líder na indústria nascente da cannabis; de start-ups domésticas ou estrangeiras com produtos promissores para disponibilidade no mercado às grandes farmacêuticas e venture capital, estamos lá para aconselhar e ajudar os nossos clientes a navegar por águas (ainda) incertas.

Comentários