Edifício “A Noite”, no bairro do Centro no Rio de Janeiro, recebe proposta de compra
Um dos edifícios mais conhecidos do Rio de Janeiro está próximo de ter um novo proprietário. O Edifício “A Noite”, inaugurado no final dos anos 1920, possui uma localização privilegiada, com vista para a Baia de Guanabara, situado na histórica região portuária do Rio de Janeiro. O imóvel tem como vizinhos o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (“MAR”).
Após dois leilões com ofertas frustradas, o Edifício foi anunciado diretamente por um valor de R$ 28 milhões de reais, tendo 25% de desconto do preço inicial. Conforme estabelecido pela Portaria nº 5.343/2022, a preferência de compra será para o primeiro interessado que apresentar uma proposta que esteja de acordo com os pré-requisitos necessários para a operação. Dessa forma, uma pessoa identificada como Letícia Azevedo entregou sua proposta de compra do Edifício e pode se tornar a mais nova proprietária do imóvel. O Ministério da Economia, por meio do SPU, está analisando a proposta e, se aprovada, a possível compradora terá sete dias para efetuar um pagamento de sinal de 5% do valor.
Caso não seja concluída a venda à iniciativa privada, o Município do Rio de Janeiro manifestou que irá fazer uma oferta de compra e iniciará um processo semelhante ao ocorrido com alguns outros imóveis históricos do Rio de Janeiro. Por se tratar de um Edifício tombado, o plano da prefeitura é o de reduzir os valores obtendo as licenças e certificados do IPHAN, trazendo menor custo e tornando a operação mais segura e lucrativa para um possível comprador da iniciativa privada.
O presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos “CCPar”, Gustavo Guerrante, afirma que “O custo [de restauro] é alto, porque é um prédio muito grande. Estamos falando de mais de 23 mil metros de área construída, de um prédio da década de 1920, e com restrições. Tudo isso aumenta o custo. Quando você tem um custo de aquisição reduzido, essa conta fica bastante diferente.”.
Espera-se que o Edifício “A Noite” tenha um novo proprietário nos próximos anos.
Clique aqui para ter acesso à integra da notícia.
1 – Gafisa faz a oferta para aquisição da Construtora São José, mas negociações não têm sucesso
2 – Retrofit em hotéis cariocas converte quartos em mais de 1.500 novas residências no Rio de Janeiro
3 – Edifício “A Noite”, no bairro do Centro no Rio de Janeiro, recebe proposta de compra
4 – Empresa de energia chinesa adquiriu todas as unidades de empreendimento residencial no Leblon
Comentários