LatAm Women´s Mentoring Program
Programa de Mentoria para advogadas busca aumento de participação de mulheres em cargos de liderança
Campos Mello Advogados participa de iniciativa internacional do DLA Piper com representantes de sete países. Sócias vão orientar advogadas associadas.
O Campos Mello Advogados integrará um programa de mentoria voltado exclusivamente às advogadas dos escritórios parceiros do DLA Piper na América Latina. A iniciativa – LatAm Women´s Mentoring Program – busca estimular o crescimento profissional e pessoal de advogadas, por meio de mentorias conduzidas por sócias dos escritórios. O programa é voluntário e será conduzido por 24 sócias, e contará com a participação de 45 advogadas associadas que serão as mentoradas. Profissionais de sete países integram o grupo: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.
No caso do Campos Mello Advogados (CMA), por exemplo, uma análise interna mostrou equilíbrio na distribuição entre homens e mulheres até os níveis intermediários. No entanto, a presença feminina nas posições mais elevadas é inferior à masculina. “Não temos uma resposta simples para esses dados. O Programa de Mentoria vai permitir que advogadas associadas, possam ter uma orientação de carreira que as ajude a evoluir e assumir o protagonismo de suas carreiras, conquistando posições cada vez mais estratégicas. As mentoras são todas mulheres, sócias e que têm muito a compartilhar sobre como conquistaram esse espaço”, explica Nathália Businaro, Gerente de Gente e Gestão do CMA.
O Brasil terá 21 participantes: todas as cinco sócias do CMA serão mentoras e mais 16 associadas se juntam ao programa como mentoradas. O critério para definição das mentoradas foi ter mais de dois anos de escritório e ocupar uma posição de associada plena ou sênior.
O programa foi desenvolvido pelo DLA Piper e prevê duas fases. Na primeira, cada mentora vai acompanhar até duas associadas de países e áreas de atuação distintas da sua. Na segunda, as mentoras estarão conectadas a profissionais da sua ára de atuação jurídica. A rotina de encontros e atividades é definida livremente entre mentora e mentoradas, de modo a garantir uma atividade informal e que se adeque às rotinas profissionais e pessoais de todas. Cada etapa tem duração estimada de quatro meses.
Entre os objetivos previstos com o programa estão pontos como apoio no crescimento profissional das advogadas; retenção e valorização de talentos; promoção de boas práticas de liderança e gestão de pessoas; estímulo ao equilíbrio entre vida pessoal e trabalho; fortalecer os laços entre profissionais de diferentes países e culturas; e criar um ambiente de comprometimento e desenvolvimento profissional entre mentoras e mentoradas.
“O Campos Mello Advogados tem valores como respeito à diversidade e à igualdade de gênero, em alinhamento total ao DLA Piper e às melhores práticas de mercado. Acreditamos que o Programa de Mentoria é um passo inicial e importante para aumentarmos o número de sócias. Temos um time brilhante de advogadas e elas terão uma grande oportunidade com o projeto”, diz Fábio Campos Mello, sócio administrador do CMA.
Comentários