Mudanças legislativas favorecem investimentos imobiliários no centro de São Paulo 13 mar 2023

Mudanças legislativas favorecem investimentos imobiliários no centro de São Paulo

As recentes mudanças legislativas ocorridas no âmbito urbanístico do Município de São Paulo devem ampliar investimentos ainda este ano.

A mudança principal, aprovada em setembro do ano passado, é referente ao Projeto de Intervenção Urbana Setor Central (“PIU”), que abrange um perímetro de 2.098 hectares. O projeto incentiva o adensamento habitacional e prevê, a título exemplificativo, a restauração de edifícios históricos e a produção de habitação de interesse social.

A nova norma visa substituir a Operação Urbana Centro, estabelecida há quase 30 anos, trazendo incentivos a construtoras e incorporadoras, de forma a atrair até 220 mil novos moradores para os bairros República, Sé, Brás, Pari, Bom Retiro e Santa Cecília.

Com vistas a construir para além dos limites definidos pelo Plano Diretor Estratégico, as intervenções exigirão o pagamento de outorga onerosa pela empresa interessada. Todo o valor arrecadado será depositado em um fundo exclusivo da Prefeitura, a ser aplicado na própria região.

Além disso, a Lei do Retrofit, aprovada em meados de 2021, também atuará como outro incentivo para atrair empresas para a região, uma vez que a medida reduz a burocracia para a transformação de edifícios construídos antes de 1992 para uso residencial.

Apesar de ser a região de maior estoque de São Paulo, os edifícios comerciais no centro são antigos, com especificações técnicas obsoletas, que acabam por não atender a demanda recente dos inquilinos.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

 

1. Cinema e Café em espaço histórico, adquiridos por incorporadora, deverão permanecer abertos em São Paulo, determina Justiça

2. Programa habitacional de São Paulo atrai construtoras e vira exemplo para novo MCMV

3. Mudanças legislativas favorecem investimentos imobiliários no centro de São Paulo

4. Publicados os Enunciados da I Jornada de Direito Notarial e Registral do CNJ

Comentários