Retrofit em hotéis cariocas converte quartos em mais de 1.500 novas residências no Rio de Janeiro
O tradicional Hotel Intercontinental, no bairro de São Conrado, se juntará a pelo menos outros nove hotéis, como os Hotéis Gloria e Aymoré, e será o mais novo hotel carioca a ser reformado e transformado em condomínio residencial, com 418 apartamentos. Ao todo, 10 hotéis cariocas passaram, ou estão passando, por processo de retrofit, dando lugar a 1.575 novas residências na cidade.
Após fecharem as portas em 2018, a Brazilian Hospitality Group (“BHG”) e a Sig Engenharia, responsáveis pelo Hotel Intercontinental, deram entrada, na prefeitura do Rio de Janeiro, em um pedido de autorização para o retrofit do edifício principal do hotel, que conta com 17 andares, e para a construção de mais quatro prédios, de no máximo 5 andares cada, no terreno do hotel.
O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (“Ademi-RJ”), Marcos Saceanu, afirma que a tendência do retrofit no mercado imobiliário carioca está diretamente relacionado ao excesso de quartos de hotel construídos na cidade para os grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. De acordo com o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio (“HotéisRIO”), a cidade possuía 29 mil leitos antes dos Jogos Olímpicos, em 2016, passou a contar com 62 mil leitos, e, desde então, houve uma redução de cerca de 15 mil.
Otávio Grinberg, sócio da Sig Engenharia, analisa: “O setor de hotelaria continua sendo bom negócio, mas está desequilibrado. Há oferta em excesso no momento, muito por conta do aumento do número de quartos que vimos nos anos de grandes eventos na cidade. O que está havendo agora é que o mercado sozinho está se reequilibrando”. A empresa de Otávio também atua nas obras do Hotel Glória e do Hotel Everest, que devem ser concluídos em 2026 e somam 456 novas unidades residenciais.
Além dos empreendimentos na Zona Sul e no Centro, a onda do retrofit chegou também à Barra da Tijuca. O CMA assessorou a empresa Itten Incorporadora na aquisição do Hotel Praia Linda, que está em obras e será transformado no Praia Residencial Mar, com 34 unidades comercializadas a partir de R$ 2,7 milhões.
Clique aqui para ter acesso à integra da notícia.
1 – Gafisa faz a oferta para aquisição da Construtora São José, mas negociações não têm sucesso
2 – Retrofit em hotéis cariocas converte quartos em mais de 1.500 novas residências no Rio de Janeiro
3 – Edifício “A Noite”, no bairro do Centro no Rio de Janeiro, recebe proposta de compra
4 – Empresa de energia chinesa adquiriu todas as unidades de empreendimento residencial no Leblon
Comentários