Nosso Time

Renata Amorim

Renata Amorim

Sócia

Áreas de Prática

Fusões & Aquisições, Private Equity, Societário, Venture Capital

Linkedin

São Paulo

+55 (11) 3077 3500

Renata Amorim é sócia de Campos Mello Advogados nas práticas de Societário, M&A, Private Equity e Venture Capital.

 

Renata possui mais de 15 anos de experiência em operações de venture capital, M&A e private equity, assessorando empresas e investidores em todas as fases de maturidade — desde rodadas iniciais de investimento até potenciais operações de venda. Também apoia corporações em iniciativas de corporate venturing (CVCs) e na estruturação de veículos voltados ao investimento em startups.

 

Sua experiência inclui ainda consultoria societária geral para todos os tipos de entidades brasileiras, além de reorganizações societárias (consolidação, cisão, fusão, drop down) e operações de venda de ativos; estruturação de empresas, joint ventures, consórcios, associações, fundações, parcerias e outros veículos de investimento, bem como elaboração e negociação de contratos empresariais.

 

A carreira de Renata começou no departamento jurídico da Vale S.A. (a maior mineradora do Brasil), onde atuou em operações de M&A, investimentos estratégicos, governança corporativa e mercado de capitais. Em 2009, ingressou em um renomado escritório brasileiro, com foco em direito societário e operações de M&A. Renata passou a integrar o escritório do Rio de Janeiro de Campos Mello Advogados em maio de 2012 e, em janeiro de 2015, transferiu-se para a unidade de São Paulo.

 

Seu portfólio inclui startups brasileiras e internacionais, firmas de venture capital e private equity, além de empresas de diferentes portes e setores, especialmente nos segmentos de tecnologia, educação, saúde, bancos e serviços financeiros (investimento e gestão de fundos).

 

Reconhecimentos

  • The Legal 500 – Societário e M&A:
    • Next Generation Partner: 2023 – 2026
    • Rising Star: 2021, 2022
  • Análise Advocacia Mulher – “Advogadas mais admirada do Brasil” em:
    • Societário: 2024
    • Operações Financeiras: 2024
  • IFLR 1000 – M&A: 2026

 

Formação

  • Venture Capital Executive Program, Berkeley Haas, UC Berkeley, 2022.
  • Especialização em Corporate Venturing pelo Global Corporate Venturing (GCV) Institute, 2021.
  • Especialização em Venture Capital e Inovação, Fundação Getulio Vargas, 2020.
  • Pós-Graduação em Societário e Mercado de Capitais, Fundação Getulio Vargas (FGV), 2011.
  • Graduação em Direito, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 2009

 

Admissões

  • Rio de Janeiro, Brasil
  • São Paulo, Brasil

 

Associações Profissionais

  • Membro do Comitê de Inovação da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base

 

Idiomas

  • Português 
  • Inglês 
  • Francês

 

Informações adicionais

  • Mentora do Programa de Mulheres da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital – ABVCAP
  • Mentora no Massachusetts Institute of Technology – MIT Solve Solution Global Innovation Challenge, 2020