Você sabia que as normas da ISO 14.001:2015 oferecem lições para todos os negócios?
Com os olhos do mercado voltados para as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance – traduzida como Ambiental, Social e Governança), a ISO 14.001:2015 tem ganhado cada vez mais força no mercado, para além dos setores industriais.
A Norma ISO 14.001:2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (“ABNT”) institui os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que as organizações desenvolvam práticas de sustentabilidade, em atenção à mitigação dos impactos ambientais. Segundo a própria ISO, “o objetivo da norma é prover às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades econômicas”.
Nesse sentido, considerando os critérios previstos na referida norma relacionados à análise do (i) contexto organizacional; (ii) aspectos e impactos ambientais; e (iii) requisitos legais aplicáveis; a uma empresa, afirma-se que a certificação ISO 14.001:2015 traduzirá, pelo menos, em boa parte, as práticas de ESG, já que no eixo ambiental (E) dessa tríade, o foco está justamente na análise da atuação da empresa na gestão ambiental e os recursos naturais, incluindo a capacidade de mitigação de riscos.
O processo de certificação da ISO 14.001:2015 não só avaliará, mas também validará o histórico de gestão ambiental da empresa, incluindo-se nesse aspecto a análise da sua relação com seus stakeholders, além de permitir a realização de um estudo detalhado de todos os fatores e impactos ambientais de suas atividades, sejam eles positivos ou negativos, fornecendo uma avaliação de risco completa sobre os todos os temas ambientais afetados pela empresa. Ademais, na ISO 14.001:2015 é necessário listar todos os requisitos legais ambientais aplicáveis àquela empresa, além da necessidade de se estabelecer métodos eficazes de a verificação de conformidade, a fim de garantir e monitorar o cumprimento desses requisitos legais.
A norma ISO 14.001:2015 se baseia no ciclo PDCA (PLAN – planejar, DO – executar, CHECK – verificar e ACT – agir), por meio do qual a empresa busca uma melhoria contínua do desempenho ambiental e o atingimento de padrões de qualidade ambiental cada vez mais altos.
A certificação da norma somente é concedida quando se verifica que as organizações atendem a legislação ambiental aplicável e possuem estratégia voltada para a preservação ambiental, o que também contribui para a valorização dos seus produtos e serviços. Os requisitos para sua obtenção podem, inclusive, auxiliar as organizações no mapeamento dos pontos fracos e na proposição de ações positivas.
Ainda que a algumas organizações não detenham a certificação, já que podem demandar a implementação de medidas que exigem investimento e infraestrutura, o ciclo de ações pode ser utilizado como estratégia a garantir o compliance ambiental das empresas.
Portanto, passar por um processo de certificação ISO 14.001:2015 e, no melhor cenário, deter a referida certificação, hoje se mostra de suma importância à garantia do atendimento ao eixo “E” do ESG, na medida em que traz aos stakeholders de uma organização a garantia de que aquela empresa, de fato, se preocupa e aplica em seus processos critérios de gestão ambiental sustentáveis em compliance com as normas ambientais.
Nosso time da Prática Ambiental está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre o assunto.
Principais Contatos:
Ana Paula Chagas
Sócia
E: ana.chagas@cmalaw.com
Paulo Bessa
Sócio
E: paulo.antunes@cmalaw.com
Comentários