STF derruba liminar que suspendia compra de terras brasileiras por estrangeiros
Na última sexta-feira (05/05), o Supremo Tribunal Federal derrubou a liminar concedida pelo ministro André Mendonça, que havia suspendido todos os processos judiciais que discutiam a compra de imóveis rurais por empresas brasileiras com participação majoritária estrangeira.
A liminar havia sido concedida após a Ordem dos Advogados do Brasil ter provocado a Corte sob o argumento de preservação da segurança jurídica, uma vez que existem diversas decisões judiciais divergentes quanto à lei que regulamenta o assunto.
Em sentido contrário a Mendonça, o Ministro Alexandre de Moraes defendeu que a suspensão de todos os processos para salvaguardar a segurança jurídica é medida desproporcional, que causa uma insegurança jurídica ainda maior.
Acompanharam esse entendimento os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Luiz Fux e a ministra Rosa Weber (presidente). Como a questão ficou empatada, aplicou-se um dispositivo do Regimento Interno do STF que determina que, na hipótese de empate no julgamento de matéria cuja solução dependa de maioria absoluta, prevalece o resultado contrário ao proposto. Assim, a liminar concedida por Mendonça foi derrubada.
O mérito ainda não foi apreciado, assim, as ações que discutem a compra de terras por estrangeiros restam pendentes de julgamento pelo plenário do STF.
Leia aqui a notícia na íntegra.
1. 3ª Turma do STJ decide sobre impenhorabilidade de imóvel alienado fiduciariamente
3. STF derruba liminar que suspendia compra de terras brasileiras por estrangeiros
4. Mercado de escritórios na Av. Paulista se valoriza com onda de retrofit
5. Fundo imobiliário lidera alta no Ifix após venda de imóveis na Zona Sul do Rio de Janeiro
Comentários