Sócio
Imobiliário - Serviços Jurídicos
Imobiliário - Setor da Indústria
Rio de Janeiro
Rafael Jordão Bussière é sócio do Campos Mello Advogados e co-líder da área Imobiliária. Desde 2022, assumiu o cargo de Deputy Managing Partner no escritório do Rio de Janeiro.
Com quase 20 anos de experiência, Rafael é especialista em direito imobiliário. Ele assessora diversas empresas nacionais e internacionais no setor, destacando-se no desenvolvimento de grandes empreendimentos imobiliários, hotelaria e lazer, projetos built-to-suit, construção e infraestrutura. Sua expertise abrange ainda contratos de locação, alienação fiduciária, operações de financiamento imobiliário, due diligence e regularização fundiária.
Rafael teve um papel crucial em importantes projetos relacionados aos Jogos Olímpicos Rio 2016, liderando o processo de regularização fundiária, estruturação de financiamento, revisão do arcabouço legal, etapas cruciais para o desenvolvimento do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, equipamento público desenvolvido no modelo de parceria pública privada, na modalidade de concessão administrativa. Além disso, esteve à frente da revitalização da região portuária da cidade (Porto Maravilha), prestando assessoria jurídica em vários projetos imobiliários na região, bem como realizando a interface direta com a Caixa Econômica Federal, gestora do fundo criado para fomentar a requalificação urbana de toda a região.
Atualmente, Rafael é Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM) e membro da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), do GRI Club e da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário.
Antes de ingressar no escritório, Rafael trabalhou em dois escritórios de advocacia brasileiros, onde adquiriu experiência em direito societário, imobiliário, cível, sucessões e família, entre outros assuntos.
Em 2010, ingressou no Campos Mello Advogados, onde permaneceu até junho de 2019, quando foi convidado para assumir o cargo de assessor especial da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia. No período em que atuou nessa função ajudou a modernizar a gestão e racionalizar o uso dos imóveis da União, sendo protagonista na criação, redação e aprovação da Lei nº 14.011/2020. Em outubro de 2020, Rafael retornou aos quadros do Campos Mello Advogados.
Formação
Reconhecimento
Associações Profissionais
Idiomas
• Português
• Inglês
Criado por NoblindDZ