Nosso Time

Rafael Bussière
“A cultura do CMA se confunde com a minha vida profissional, moldada a partir de um modelo comportamental que permite minha constante evolução na área imobiliária: entender profundamente o setor e as demandas dos clientes para criar, propor e implementar soluções criativas e juridicamente seguras aos seus projetos. Outro destaque com impacto direto no meu dia a dia profissional e pessoal, é a horizontalização do organograma da organização, onde os sócios mantêm contato direto com seus clientes e demais colaboradores do escritório sem qualquer distinção”

Rafael Bussière

Sócio

Serviços Jurídicos

Ambiental, Imobiliário - Serviços Jurídicos

Setores

Hotelaria e Lazer, Imobiliário - Setor da Indústria, Infraestrutura, Construção e Transporte

Rio de Janeiro

+55 21 3262-3048

Rafael Jordão Bussière é sócio do Campos Mello Advogados em cooperação com o DLA Piper nas áreas Imobiliária e Ambiental, com atuação preponderante no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

 

Com 15 anos de experiência, Rafael é especialista em direito imobiliário. Sua atuação consiste na assessoria a diversas empresas nacionais e internacionais nesse segmento, notadamente no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários de grande porte, hotelaria e lazer, built-to-suit, construção e infraestrutura.

 

Rafael atuou em importantes projetos relacionados aos Jogos Olímpicos – Rio 2016, à revitalização da região portuária da Cidade do Rio de Janeiro (Porto Maravilha), assim como nos mais relevantes projetos de hotelaria do Brasil.

 

É membro do IBRADIM – Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, do GRI Club.

 

Rafael começou sua carreira em 2001 como trainee no Barbosa, Müssnich e Aragão Advogados, na área societária. Em 2002, ingressou no Motta, Fernandes Rocha Advogados, também como trainee, onde atuou nas áreas de direito civil, família e sucessões e imobiliário, onde se tornou associado em 2005. Em janeiro de 2010, ingressou no Campos Mello Advogados, onde permaneceu até junho de 2019, quando foi convidado para assumir o cargo de assessor especial da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia. No período em que atuou no Governo Federal prestou relevantes serviços no que tange à modernização da gestão e racionalização do uso dos imóveis da União, tendo protagonismo na criação, redação e aprovação da Lei nº 14.011/2020, de 10 de junho de 2020.

 

Em outubro de 2020, Rafael retornou aos quadros do Campos Mello Advogados.

 

Reconhecimento
  Advogado Recomendado em Imobiliário
The Legal 500: 2016

 

  Next Generation Lawyer em Imobiliário
The Legal 500: 2017 e 2018

 

  Up and Coming em Imobiliário
Chambers Latin America: 2018 e 2019

 

Associações Profissionais
  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccionais Rio de Janeiro e São Paulo
Membro da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB do Estado do Rio de Janeiro – OAB/RJ
  IBRADIM – Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário

 

Formação
  Pós-Graduação em Direito Empresarial, Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2009
  Graduação em Direito, Universidade Cândido Mendes (UCAM), 2005

 

Idiomas
  Português
  Inglês