Campos Mello Advogados amplia áreas de atuação com novos sócios de petróleo, gás natural, marítimo, ambiental, contencioso cível e arbitragem 19 out 2021

Campos Mello Advogados amplia áreas de atuação com novos sócios de petróleo, gás natural, marítimo, ambiental, contencioso cível e arbitragem

Fonte: Divulgação CMA

 

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2021 – O Campos Mello Advogados (CMA), em cooperação com DLA Piper, reforça a partir de agora suas áreas de petróleo, gás natural, marítimo, ambiental e contencioso cível e arbitragem com a adição de cinco experientes advogados de Tauil & Chequer Advogados. A chegada dos novos sócios acompanha uma estratégia global de fortalecer ainda mais a atuação no Brasil, em função da crescente demanda de clientes por essas áreas.  

Para fortalecer a área de energia, CMA investe nos segmentos de petróleo, gás natural, transição energética e marítimo. A partir de agora, novos especialistas integram o nosso time. Alexandre Calmon é advogado com sólida experiência em regulação e aquisições de ativos de exploração e produção de petróleo e gás natural. Já Marcelo Frazão é especialista nos setores de navegação, petróleo, gás natural e projetos de energia.

Para potencializar a oferta de serviços na área ambiental e de ESG (Ambiental, Social e Governança), o CMA conta agora com dois novos sócios. Paulo de Bessa Antunes é uma referência em direito ambiental no Brasil. Ele atuou durante 30 anos como Procurador Regional da República do Ministério Público Federal e como chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Bessa Antunes é Procurador da República aposentado, com  inúmeros livros publicados. A área ambiental também será reforçada com a chegada de Vilmar Gonçalves, especialista em direito ambiental, contencioso estratégico e Diretor de Arbitragem do CBMA – Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem.

Na área de contencioso cível e arbitragem, CMA conta ainda com o reforço de João Marçal Martins, mestre em direito pela University of Pennsylvania e vice-presidente de Projetos Especiais da Seção de Direito Internacional da American Bar Association (ABA) com larga experiência em disputas nas áreas de energia, meio ambiente e infraestrutura.

A expansão fortalece suas capacidades em petróleo e gás, marítimo, contencioso e arbitragem, com foco particular em iniciativas ambientais e de sustentabilidade. Esta significativa expansão do grupo lateral, que inclui um dos principais praticantes indígenas da região, representa a etapa mais recente no alinhamento da CMA com a DLA Piper e suas firmas de relacionamento em toda a região e no Canadá.

“Temos trabalhado junto com nossos parceiros e clientes na América Latina e no Brasil para identificar as principais áreas onde precisamos responder às demandas do mercado”, disse Frank Ryan, presidente da DLA Piper para as Américas. “Este grupo de alto nível demonstra o compromisso do CMA e do DLA Piper em atender às necessidades críticas de nossos clientes no mercado jurídico global.”

Fábio Campos P. Mello, managing partner do CMA, também considera a chegada do grupo um novo marco para a banca. “Temos certeza de que a vasta experiência dos novos sócios, alinhada aos 40 anos de atuação do CMA, ampliará ainda mais a nossa capacidade de atender com excelência os nossos clientes. Buscamos um time com um histórico sólido de atuação em áreas que estão em alta no mercado, sobretudo em energia, infraestrutura e meio ambiente. Todas essas áreas seguem em expansão na nossa economia com os clientes atentos aos critérios de ESG. Não é à toa que registramos um aumento de 50% no volume de negócios do CMA no último ano no que diz respeito à Governança Ambiental, Social e Corporativa. Certamente, com o reforço no time, iremos expandir ainda mais”, comenta Fabio P. Campos Mello – managing partner do CMA. 

Os novos sócios passaram a integrar o time do CMA na última quarta-feira, (13).

Conheça mais sobre os novos sócios:

Alexandre Calmon – Alexandre concentra sua prática em assuntos de cunho regulatório e transacional envolvendo grandes operações para clientes na área de recursos naturais. Além da sua prática regulatória, contratual e comercial em geral, Alexandre possui experiência significativa em M&A e, nos últimos 20 anos, assessorou clientes nacionais e estrangeiros nas áreas de petróleo, gás natural e recursos naturais em operações de valores expressivos. Alexandre possui ampla experiência em contratos de concessão de petróleo e gás natural em áreas em terra e no mar, contratos de partilha de produção, JOAs, operações de farm-in e farm-out, JBAs, contratos de comercialização de petróleo, assim como em projetos de midstream, incluindo contratos de transporte de gás natural e contratos de compra e venda de gás natural.

Paulo de Bessa Antunes – Paulo tem vasta experiência em direito ambiental e atuou na Procuradoria da República do Brasil por 30 anos. No Ministério Público Federal, Paulo tratou de questões ambientais, indígenas e de direitos difusos em geral. Como advogado, Paulo trabalhou com licenciamento ambiental para grandes projetos de infraestrutura, implantação de termelétricas centrais, portos, linhas de transmissão, áreas contaminadas, grandes empreendimentos imobiliários e diversidade biológica (patentes e repartição de benefícios). Embora Paulo tenha vasta experiência em contencioso no contexto de processos administrativos e judiciais, sua atuação tem como foco a prevenção de conflitos e a busca de soluções para complexos casos.

Marcelo Frazão – Marcelo assessora companhias nacionais e internacionais em questões relacionadas aos setores de navegação, petróleo e gás e projetos de energia. Marcelo possui vasta experiência em fusões e aquisições, financiamentos e projetos de petróleo e gás e energia envolvendo embarcações, terminais marítimos e instalações offshore. Sua prática inclui projetos com unidades flutuantes de regaseificação (FRSU), unidades flutuantes de produção e transbordo (FPSO), sondas de perfuração, embarcações de apoio e construção submarina. Também possui grande experiência no assessoramento de investidores asiáticos com interesses em projetos e transações relacionadas com o Brasil.

Vilmar Luiz Graça Gonçalves – Vilmar concentra sua prática  na representação de clientes de vários segmentos econômicos em processos judiciais e administrativos, consultoria jurídico-ambiental, gerenciamento de crise decorrente de incidentes ambientais e métodos alternativos de solução de conflitos, inclusive em casos multipartes. Ele tem larga experiência em processos judiciais relativos a litígios individuais e coletivos, representando, em particular, empresas de transporte marítimo, energia, agronegócio, mineração, imobiliário e telecomunicações, tendo sido reconhecido pelo Legal 500 e Leaders League – 2021. Vilmar é integrante da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, coordenador do MBA em Direito Ambiental da Universidade Candido Mendes – UCAM e Diretor de Arbitragem do CBMA – Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem.

 

João Marçal Martins – João possui mais de 10 anos de experiência em contencioso e arbitragem, sendo reconhecido pelo Legal 500 – 2021 como uma “estrela em ascensão no contencioso”. Ele é mestrando em Direito dos Negócios pela FGV-SP, mestre em direito pela University of Pennsylvania, pós-graduado em Direito do Estado e da Regulação pela FGV-RJ e em Business and Law por Wharton. Integrante da lista de árbitros do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo (CAESP). João também é vice-presidente de Projetos Especiais da Seção de Direito Internacional da American Bar Association (ABA), membro e embaixador brasileiro do YCIArb, professor e possui diversas publicações nos segmentos de arbitragem e direito do comércio internacional.

Sobre o Campos Mello Advogados:

Com presença global, o Campos Mello Advogados é um escritório full service que oferece soluções seguras, inovadoras e efetivas para o crescimento contínuo dos negócios de seus clientes. Há 40 anos no mercado brasileiro, o CMA tem cooperação internacional com o DLA Piper, um escritório de advocacia global com sede em mais de 40 países das Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. O CMA construiu sua sólida reputação, prezando pela ética, transparência, excelência jurídica, valorização de seus profissionais e superação das expectativas de seus clientes nos mais diversos segmentos da indústria e da economia do país.

 

 

Mais informações:

CDN Comunicação

Bruna Nascimento – bruna.nascimento@cdn.com.br
Jaqueline Paiva – jaqueline.paiva@cdn.com.br

Comentários