Veto presidencial à MP 1.085 mantém exigência da apresentação da certidão negativa de débito em determinados casos 16 ago 2022

Veto presidencial à MP 1.085 mantém exigência da apresentação da certidão negativa de débito em determinados casos

A nova MP 1.085, agora Lei 14.382/2022, tem como um de seus principais temas, os registros e operações imobiliárias. Em sua redação havia a exclusão dos incisos I e II do artigo 47 da Lei 8.212/91, que estabeleciam como obrigatória a apresentação da Certidão Negativa de Débito (CND), na oneração ou alienação de imóvel por empresas não imobiliárias e para a averbação de obra de construção civil. No entanto o Presidente da República vetou a exclusão destes incisos, tendo em vista a diminuição na arrecadação fiscal que decorreria da revogação.

Nota-se que o STF, por meio da ADI nº 394-1, já havia entendido como inconstitucional as respectivas exigências dos incisos I e II do artigo 47 da lei 8.212/91. Ainda assim, as Corregedorias Gerais de Justiça estaduais, em seus Códigos de Normas, continuam a tratar a certidão como requisito essencial, obrigando os cartórios a exigirem a apresentação da CND no momento de registro.

Por outro lado, há entendimento jurisprudencial do Conselho de Magistratura do TJRJ, por meio do Enunciado 2, entendendo ser desnecessária a apresentação da CND. Contudo, como o Enunciado 2 não tem efeito vinculativo aos cartórios, a exigência da CND continua sendo feita pelos cartórios, afetando diversas operações imobiliárias. Cabe agora ao Congresso Nacional a análise do veto da Presidência sobre a MP 1.085.

Clique aqui para acessar a integra da notícia.

 

1 – TJ-SP reduz em 50% o aluguel de posto de combustíveis até crescimento do PIB

2 – Veto presidencial à MP 1.085 mantém exigência da apresentação da certidão negativa de débito em determinados casos

3 – Medida Provisória que favorece a captação de recursos para o setor rural é aprovada pelo Senado

4 – TJSP reduz multas consideradas abusivas na rescisão de contratos de compra de terrenos

5 – Prorrogada até 31 de outubro a decisão que suspende Ordens de Despejo e Desocupação

6 – STJ decide pela possibilidade de cessão de direitos hereditários sobre bem singular

7 – INCRA Lançará o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais referente ao exercício 2022 em julho

8 – STJ decide que condômino que exerce posse sem oposição do coproprietário pode pedir usucapião em nome próprio

Comentários